BACALHAU COM BROA

Receita para 8 pessoas.

  • 2 broas de milho (cerca de 2 Kg)
  • 4 lombos de bacalhau
  • 1 pimento vermelho cortado em tiras
  • 200 gramas de bacon às tirinhas
  • azeite
  • 8 dentes de alho
  • pimenta q.b.
  • 1 molho de coentros
  • 1 cebola grande
  • Sumo de 1/2 limão
  • 1/2 litro de leite

Demolha-se previamente os lombos de bacalhau, pelo menos com uma hora de antecedência, no leite, temperado com o sumo do limão e com a pimenta.

Dá-se uma fervura ao bacalhau ainda no leite. Retira-se o bacalhau, coa-se o leite e reserva-se.

Desfia-se o bacalhau em lascas, limpando-o das peles e das espinhas.

Entretanto desfaz-se o miolo da broa, temperando-o de seguida com os coentros picados, azeite e alho picado (6 dentes de alho). A broa deve ficar toda ligeiramente humedecida com o azeite, mas não ensopada. Junta-se o leite que se reservou à broa e mistura-se bem.

Refoga-se 1 cebola às rodelas e 2 dentes de alho picados em azeite. Junta-se o pimento, o bacon e o bacalhau. Deixa-se cozinhar, mexendo de vez em quando, cerca de 15 minutos.

Numa travessa untada com azeite deita-se metade da broa, a mistura do bacalhau e a restante broa por cima. Salpica-se com mais um pouco de azeite e vai ao forno a alourar.
Decora-se com azeitonas pretas e serve-se com salada.
Retirei esta receita do blog deliciasecompanhia.blogspot.com. Recomendo este blog a quem gosta de cozinhar.
Caso a autora desse blog se sinta lezada com esta publicação, por favor mande-me uma mensagem e eu a removerei do meu blog.

BOLO DE BANANA

Esta receita é ótima, porque, em primeiro lugar, o bolo é delicioso e, em segundo lugar, porque permite aproveitar as bananas quando já estão todas a ficar maduras. Para além disso, é de execução extremamente fácil.


INGREDIENTES:
- 2 chávenas almoçadeiras de farinha Branca de Neve;
- 1,5 chávenas almoçadeiras de açúcar;
- 4 ovos;
- 1 chávena almoçadeira de óleo;
- 1 colher de sobremesa de bicabornato de sódio;
- canela em pó q.b.;
- 5 a 6 bananas maduras.

PREPARAÇÃO:
Misturar todos os ingredientes. Os ovos misturam-se inteiros, sem necessitar de bater as claras em castelo. As bananas esmagam-se antes de juntar ao preparado.
Pode-se ainda juntar nozes ou amêndoas.

Não tenho, para já,fotos desta maravilha culinária. Quando as tiver irei juntá-las a esta mensagem.

Atenção: esta receita foi-me facultada pela minha amiga habilidosa cozinheira, e não só, Susana Rocha. Não lhe pedi autorização para esta publicação. Não me levas a mal, pois não, Susana?

Morcegos e aranhas...

Não podia deixar passar o Halloween sem pintar as caras das minhas filhotas. Fiz umas pinturas muito simples, mas elas adoraram...

Malinha para o Pão por Deus

Esta malinha foi feita com muito empenho para oferecer no Pão por Deus a uma linda menina, mas quase que aposto que ela apreciou mais o que ela tinha dentro...
Utilizei feltro preto. Fiz as costuras com linha cor de laranja e com tecido laranja fiz a abóbora.

Um pequeno contributo

O Gonçalinho fazia anos e para a decoração do bolo juntaram-se várias mãos. As minhas e as da minha filha Laura deram apenas um pequeno mas válido contributo.
O meu contributo consistiu apenas na execução da palavra TOYS e no Sr. Batata.
 A minha filha Laura fez o boneco verde mais pequeno.

BOLO DE HALLOWEEN

Para quem gostar de criar qualquer motivo é pretexto para o fazer. Este ano o Halloween serviu-me de inspiração para algumas criações. Sabem gostar de tornar, tanto quanto possível, os dias diferentes uns dos outros e, então, tento não deixar passar em branco estas datas festivas.
Este ano decido, pela primeira vez, decorar um bolo para o Halloween. Ora vejam.

Devo confessar que fiquei orgulhosa com o resultado.
A minha filha Laura, de seis anos, adora participar em todo o tipo de artes e manhas e também ela contribuíu para este resultado. Fez algumas pedras, uma abóbora e o boneco (de neve) que se pode ver na imagem abaixo.

MAIS UMA MALINHA EM TRAPILHO

Apesar da maioria das coisas que crio serem para oferecer, fiz para mim uma mala em trapilho com forma circular. Uma colega viu e gostou. Por isso, solicitou-me que executasse uma para si. O resultado desse pedido demorou a aparecer mas, como diz o ditado, quem espera sempre alcança.


Copyright @ Artimanhas... da Carla | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger