CLAFOUTIS DE FRUTOS SILVESTRES

Faz-se clafoutis- uma sobremesa tradicional francesa a meio caminho entre o bolo e o pudim – com quase todo o tipo de frutas,mas a receita original é à base de cerejas. Fiz com frutos silvestres e adorei. Vou repetir, sem dúvida!

Ingredientes para 6-8 pessoas

- 180 g de açúcar, mais um pouquinho para polvilhar;
- 2 colheres (sopa) bem cheias de amido de milho (maisena);
- 100 g de miolo de amêndoa moído (sem pele);
- 4 ovos + 2 gemas;
- 6 colheres (sopa) de natas espessas;
- 600 g de frutos silvestres (para cobrir o fundo da taretira);
- açúcar em pó para polvilhar;
- manteiga para untar.


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com um pouco de açúcar. Reservar.

Misturar muito bem o açúcar com a maizena e as amêndoas moídas numa tigela grande. Juntar os ovos e as gemas previamente batidos. Adicionar as natas e bater com uma vara de arames até a massa ficar ligada e homogénea.

Espalhar os frutos silvestres pela forma. Verter delicadamente a massa sobre os frutos silvestres.

Levar a meio do forno por 20-25 minutos, a 180ºC. Retirar o clafoutis do forno do forno e polvilhar com um pouco de açúcar em pó. Servir ligeiramente morno ou frio.

OBSERVAÇÃO: Comprei uma caixinha de frutos silvestres (450g) congelados, foi suficiente mas para a próxima vou por mais um pouco.

Glóoooo óoooo óoooo ria já nasceu Jesus...

Como não podia deixar de ser, tinha que aproveitar o pretexto do Natal para brincar mais um bocadinho às pasteleiras...
Que dizem do resultado?

Bolinhos para a festa de Natal

Para a festa de Natal da pequenina Isabel fiz estes bolinhos. Bolo de Natal (tipo bolo inglês) partido aos quadradinhos e decorado com creme de manteiga e "chocopan" verde e vermelho cortado com forminhas de estrelas e azevimhos.



Oh, oh, oh, feliz Natal!

O Natal está mesmo, mesmo, a chegar. Este ano organizei-me bastante bem. Com a devida antecedência fui planeando tudo o que pretendia fazer nesta quadra.
O primeiro passo, para além de algumas compras de prendinhas, foi executar anjinhos em massa fimo para oferecer.
Vejam alguns exemplares nas fotos!

DICA SOBRE FILETES

Amigos e amigas, vou deixar uma pequena dica de culinária.
Para mim foi uma descoberta e acho que pode interessar a alguns de vós.

Essa dica chama-se FILETES DE PANGA. Compram-se congelados, tal como, por exemplo, os filetes de pesacada. No meu entender, e no da minha família, deixam os filetes de pescada a milhas de distância na qualidade. São económicos, extremamente macios e não têm qualquer espinha. Para além disso são muito gostosos. São óptimos, sobretudo para quem tem crianças!

Experimentem! Bom apetite!

SOLUÇÃO PARA LÁBIOS SECOS

Amigas, nesta vida vamos acumulando saberes e experiências. Por vezes pequenas coisas fazem toda a diferença. Foi o que se passou com o que vos vou desvendar a seguir.

Costumo ter os lábios muito secos e, por vezes, a escamar peles secas, o que é bastante desagradável e inestético. Não sabia como resolver o problema até que um dia alguém me deu a solução que eu já procurava à muito. Melhor ainda, é simples e económica: basta passar a escova de dentes pelos lábios e em seguida hidratar. A escova de dentes faz o papel de um exfoliante, que existe à venda próprio para os lábios. Mas acreditem, não precisam gastar dinheiro. A escova de dentes serve perfeitamente.
Copyright @ Artimanhas... da Carla | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger