Cinnamon Rolls (na máquina de fazer pão)

Experimentei esta receita que reitrei do blogue delíciasecompanhia.blogspot.com e o resultado foi incrível, maravilhoso. Eu nem queria acreditar que tinha feito algo tão delicioso. Ficou digno de qualquer pastelaria bem conceituada.

Massa:

• 1 copo de leite morno (235ml)
• 1 ovo grande
• 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
• 3 colheres (sopa) de açúcar
• 1/2 colher (chá) de sal
• 3 1/2 copos de farinha de trigo
• 2 colheres (chá) de fermento biológico seco ou 15-20 gramas de fermento de padeiro fresco

Recheio:
• 1/4 de copo de manteiga ou margarina derretida
• 1/4 de copo de açúcar
• 2 colheres (chá) de canela em pó
• Nozes picadas e uvas passas a gosto (facultativo)

Calda:
• 1 copo de açúcar de confeiteiro
• 1 ou 2 colheres (sopa) de leite
• 1/2 colher (chá) de baunilha (não usei)
1 copo = 1 cup = copo medidor que vem com a máquina

Coloque os ingredientes na máquina pela ordem mencionada. Caso utilize o fermento fresco, este deve ser diluído inicialmente no leite morno. Seleccione o programa "Massa" (1h30m) e ligue a máquina. Quando o ciclo terminar retire a massa da máquina e sove-a durante um minuto sobre uma superfície polvilhada com farinha. Deixe-a descansar 15 minutos, cobrindo-a com um pano.

Depois desse tempo de repouso, com a ajuda de um rolo, abra a massa em forma de um rectângulo de aproximadamente 35cm por 25cm. Espalhe a manteiga derretida sobre a massa e polvilhe com o açúcar e a canela (se fôr de sua preferência, adicione também as passas e/ou as nozes). Enrole a massa tipo torta, a partir do lado maior. Corte a massa em 12 rolinhos de cerca de 3cm, usando uma faca ou um pedaço de linha. Disponha os rolinhos numa forma rectangular (com aproximadamente 33cmx23cm), untada com manteiga, cubra-a e deixe crescer em um local quente até dobrar de tamanho, por 30 a 45 minutos.

Leve a cozer ao forno, pré-aquecido, cerca de 20 a 25 minutos, até dourar. Deixe arrefecer na forma. Entretanto misture 1 copo de açúcar de confeiteiro com 1 ou 2 colheres (sopa) de leite, e 1/2 colher (chá) de baunilha. Acrescente mais leite ou açúcar até atingir a consistência desejada. Espalhe sobre os bolinhos de canela e delicie-se!



TARTE DE MORANGOS COM CHANTILLY

Na época dos morangos vem mesmo a propósito esta receita. Fi-la e foi muito apreciada. Não é muito doce e é fresca.


Ingredientes:


4 folhas de gelatina;

150g de requeijão;

8 colheres (sopa) de açúcar;

500g de morangos;

30g de pistáchio (não pus);

4dl de natas;

1 base de massa quebrada.



Preparação:

Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria.

Bata o requeijão com 4 colheres de açúcar. Leve ao lume, em banho maria, as folhas de gelatina, previamente demolhadas com duas colheres de sopa de água quente, até ficarem dissolvidas. Junte de seguida o requeijão.

Bata as natas com o restante açúcar até obter chantilly e junte a restante gelatina. Misture metade do chantilly ao preparado de requeijão.

Corte os morangos maiores ao meio.

Estenda a massa de requeijão sobre a base de massa quebrada e coloque os morangos por cima. Coloque as restantes natas num saco de pasteleiro com boquilha ondulada e forme rosetas na base da tarte.

Salpique com pistáchios picados. (Não o fiz)

BZZZZZ...ZZZ

A Isabel esperava também, para além da festa em casa, levar um bolo para o colégio, apesar de fazer anos num Sábado. Mãe faz tudo pelos filhos (não é verdade?)...Por isso preparei esta colmeia.

 Para os amiguinhos houve lembrancinhas: saquinhos de tule preto com um bloco de actividades personalizado e uma caixinha de lápis com etiqueta personalozada.

MORANGUINHOS

Para os quatro anos da minha Isabel escolhi morangos. Ela gostou...


Para os pequeninos preparei lembrancinhas: fiz saquinhos em tule vermelho e dentro coloquei um bloco de actividades personalizado, com uma capa da moranguinha alusiva ao aniversário da Isabel, e um conjunto de lápis de cor, também com a etiqueta personalizada.
Copyright @ Artimanhas... da Carla | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger