CLAFOUTIS DE FRUTOS SILVESTRES

Faz-se clafoutis- uma sobremesa tradicional francesa a meio caminho entre o bolo e o pudim – com quase todo o tipo de frutas,mas a receita original é à base de cerejas. Fiz com frutos silvestres e adorei. Vou repetir, sem dúvida!

Ingredientes para 6-8 pessoas

- 180 g de açúcar, mais um pouquinho para polvilhar;
- 2 colheres (sopa) bem cheias de amido de milho (maisena);
- 100 g de miolo de amêndoa moído (sem pele);
- 4 ovos + 2 gemas;
- 6 colheres (sopa) de natas espessas;
- 600 g de frutos silvestres (para cobrir o fundo da taretira);
- açúcar em pó para polvilhar;
- manteiga para untar.


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com um pouco de açúcar. Reservar.

Misturar muito bem o açúcar com a maizena e as amêndoas moídas numa tigela grande. Juntar os ovos e as gemas previamente batidos. Adicionar as natas e bater com uma vara de arames até a massa ficar ligada e homogénea.

Espalhar os frutos silvestres pela forma. Verter delicadamente a massa sobre os frutos silvestres.

Levar a meio do forno por 20-25 minutos, a 180ºC. Retirar o clafoutis do forno do forno e polvilhar com um pouco de açúcar em pó. Servir ligeiramente morno ou frio.

OBSERVAÇÃO: Comprei uma caixinha de frutos silvestres (450g) congelados, foi suficiente mas para a próxima vou por mais um pouco.

Glóoooo óoooo óoooo ria já nasceu Jesus...

Como não podia deixar de ser, tinha que aproveitar o pretexto do Natal para brincar mais um bocadinho às pasteleiras...
Que dizem do resultado?

Bolinhos para a festa de Natal

Para a festa de Natal da pequenina Isabel fiz estes bolinhos. Bolo de Natal (tipo bolo inglês) partido aos quadradinhos e decorado com creme de manteiga e "chocopan" verde e vermelho cortado com forminhas de estrelas e azevimhos.



Oh, oh, oh, feliz Natal!

O Natal está mesmo, mesmo, a chegar. Este ano organizei-me bastante bem. Com a devida antecedência fui planeando tudo o que pretendia fazer nesta quadra.
O primeiro passo, para além de algumas compras de prendinhas, foi executar anjinhos em massa fimo para oferecer.
Vejam alguns exemplares nas fotos!

DICA SOBRE FILETES

Amigos e amigas, vou deixar uma pequena dica de culinária.
Para mim foi uma descoberta e acho que pode interessar a alguns de vós.

Essa dica chama-se FILETES DE PANGA. Compram-se congelados, tal como, por exemplo, os filetes de pesacada. No meu entender, e no da minha família, deixam os filetes de pescada a milhas de distância na qualidade. São económicos, extremamente macios e não têm qualquer espinha. Para além disso são muito gostosos. São óptimos, sobretudo para quem tem crianças!

Experimentem! Bom apetite!

SOLUÇÃO PARA LÁBIOS SECOS

Amigas, nesta vida vamos acumulando saberes e experiências. Por vezes pequenas coisas fazem toda a diferença. Foi o que se passou com o que vos vou desvendar a seguir.

Costumo ter os lábios muito secos e, por vezes, a escamar peles secas, o que é bastante desagradável e inestético. Não sabia como resolver o problema até que um dia alguém me deu a solução que eu já procurava à muito. Melhor ainda, é simples e económica: basta passar a escova de dentes pelos lábios e em seguida hidratar. A escova de dentes faz o papel de um exfoliante, que existe à venda próprio para os lábios. Mas acreditem, não precisam gastar dinheiro. A escova de dentes serve perfeitamente.

BACALHAU COM BROA

Receita para 8 pessoas.

  • 2 broas de milho (cerca de 2 Kg)
  • 4 lombos de bacalhau
  • 1 pimento vermelho cortado em tiras
  • 200 gramas de bacon às tirinhas
  • azeite
  • 8 dentes de alho
  • pimenta q.b.
  • 1 molho de coentros
  • 1 cebola grande
  • Sumo de 1/2 limão
  • 1/2 litro de leite

Demolha-se previamente os lombos de bacalhau, pelo menos com uma hora de antecedência, no leite, temperado com o sumo do limão e com a pimenta.

Dá-se uma fervura ao bacalhau ainda no leite. Retira-se o bacalhau, coa-se o leite e reserva-se.

Desfia-se o bacalhau em lascas, limpando-o das peles e das espinhas.

Entretanto desfaz-se o miolo da broa, temperando-o de seguida com os coentros picados, azeite e alho picado (6 dentes de alho). A broa deve ficar toda ligeiramente humedecida com o azeite, mas não ensopada. Junta-se o leite que se reservou à broa e mistura-se bem.

Refoga-se 1 cebola às rodelas e 2 dentes de alho picados em azeite. Junta-se o pimento, o bacon e o bacalhau. Deixa-se cozinhar, mexendo de vez em quando, cerca de 15 minutos.

Numa travessa untada com azeite deita-se metade da broa, a mistura do bacalhau e a restante broa por cima. Salpica-se com mais um pouco de azeite e vai ao forno a alourar.
Decora-se com azeitonas pretas e serve-se com salada.
Retirei esta receita do blog deliciasecompanhia.blogspot.com. Recomendo este blog a quem gosta de cozinhar.
Caso a autora desse blog se sinta lezada com esta publicação, por favor mande-me uma mensagem e eu a removerei do meu blog.

BOLO DE BANANA

Esta receita é ótima, porque, em primeiro lugar, o bolo é delicioso e, em segundo lugar, porque permite aproveitar as bananas quando já estão todas a ficar maduras. Para além disso, é de execução extremamente fácil.


INGREDIENTES:
- 2 chávenas almoçadeiras de farinha Branca de Neve;
- 1,5 chávenas almoçadeiras de açúcar;
- 4 ovos;
- 1 chávena almoçadeira de óleo;
- 1 colher de sobremesa de bicabornato de sódio;
- canela em pó q.b.;
- 5 a 6 bananas maduras.

PREPARAÇÃO:
Misturar todos os ingredientes. Os ovos misturam-se inteiros, sem necessitar de bater as claras em castelo. As bananas esmagam-se antes de juntar ao preparado.
Pode-se ainda juntar nozes ou amêndoas.

Não tenho, para já,fotos desta maravilha culinária. Quando as tiver irei juntá-las a esta mensagem.

Atenção: esta receita foi-me facultada pela minha amiga habilidosa cozinheira, e não só, Susana Rocha. Não lhe pedi autorização para esta publicação. Não me levas a mal, pois não, Susana?

Morcegos e aranhas...

Não podia deixar passar o Halloween sem pintar as caras das minhas filhotas. Fiz umas pinturas muito simples, mas elas adoraram...

Malinha para o Pão por Deus

Esta malinha foi feita com muito empenho para oferecer no Pão por Deus a uma linda menina, mas quase que aposto que ela apreciou mais o que ela tinha dentro...
Utilizei feltro preto. Fiz as costuras com linha cor de laranja e com tecido laranja fiz a abóbora.

Um pequeno contributo

O Gonçalinho fazia anos e para a decoração do bolo juntaram-se várias mãos. As minhas e as da minha filha Laura deram apenas um pequeno mas válido contributo.
O meu contributo consistiu apenas na execução da palavra TOYS e no Sr. Batata.
 A minha filha Laura fez o boneco verde mais pequeno.

BOLO DE HALLOWEEN

Para quem gostar de criar qualquer motivo é pretexto para o fazer. Este ano o Halloween serviu-me de inspiração para algumas criações. Sabem gostar de tornar, tanto quanto possível, os dias diferentes uns dos outros e, então, tento não deixar passar em branco estas datas festivas.
Este ano decido, pela primeira vez, decorar um bolo para o Halloween. Ora vejam.

Devo confessar que fiquei orgulhosa com o resultado.
A minha filha Laura, de seis anos, adora participar em todo o tipo de artes e manhas e também ela contribuíu para este resultado. Fez algumas pedras, uma abóbora e o boneco (de neve) que se pode ver na imagem abaixo.

MAIS UMA MALINHA EM TRAPILHO

Apesar da maioria das coisas que crio serem para oferecer, fiz para mim uma mala em trapilho com forma circular. Uma colega viu e gostou. Por isso, solicitou-me que executasse uma para si. O resultado desse pedido demorou a aparecer mas, como diz o ditado, quem espera sempre alcança.


Lembrança para a Leonor

A Leonor é uma menina muito especial e tem uma família igualmente especial e singular. Apreciam a individualidade e as coisas personalizadas, em vez esteriótipos. Esta doce menina fez anos e quis-lhe preparar uma prenda feita especialmente para ela.





Borboleta voa voa...

Um amiguinho da família fazia anos e nessa festinha havia que entreter a canalha. Neste contexto, foi-me solicitado fazer pinturas faciais. Achei, então, por bem fazer antes uma experienciazinha, e quem foi a cobaia? A minha Laurinha, pois está claro!

Halloween 2010

O dia do Halloween está a chegar e já é tempo de começar os preparativos. Já tenho muitas ideias, mas ainda só pus em curso a "árvore do Halloween". Encontrei, por acaso, galhos secos na berma da estrada e logo imaginei que me poderiam ser úteis. Comecei a imaginar aranhas e morcegos dependurados e teias de aranha a cair. Pensei, então, que teria de ir às compras, mas lembrei-me que tinha pasta fimo em casa, logo poderia eu mesma criar as decorações. A isto juntei-lhe enchimento de uma velha almofada e... é o que se pode ver nas fotos.






Estojo de maquilhagem para a vaidosa

Foi preciso muita teimosia e persistência para, em ambiente de férias rodeada por muita gente e muita canalha, decorar este bolo. Mas tinha de ser, a maninha merecia-o e eu queria surpreendê-la. Por isso, madrugada dentro, pus mãos-à-obra e às minhas mãos juntaram-se as da minha mãe, curiosa e sempre pronta para ajudar.

Ó meu (rico santo) António

Este bolinho foi decorado para o "meu" António que nasceu no dia de Santo António. Como não podia deixar de ser tivemos manjerico e festa à santos populares.

Outros miminhos para outros bébés

Aqui apresento outras duas fraldinhas em tudo semelhates à da primeira foto publicada, com crochet à volta e o mesmo tipo de pontos nos boradados.

MIMINHO PARA O BÉBÉ

Este último trabalho vai direitinho para um bébé que ainda está na barriga da sua mãe. Acho que ele vai gostar.



À volta de toda a fralda fiz uma rendinha em crochet. No bordado foram utilizados o ponto pé de flor e o ponto cheio.

PROJECTO HORTA: NOVIDADES

DEPOIS...

Palavras para quê?
Tudo cresceu, até os tomateiros já estão a dar flor...









Copyright @ Artimanhas... da Carla | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger